O projeto de lei 79/2021, de autoria do vereador Xandão Gomes – Republicanos, foi aprovado na Câmara Municipal de Viamão – CMV, na sessão plenária desta quinta-feira (16), e institui o “Setembro Amarelo” em Viamão, a ser referenciado, anualmente, no mês de setembro, para ajudar na prevenção ao suicídio.
Conforme o PL, o Setembro Amarelo passa a fazer parte do calendário oficial anual de eventos no Município, de maneira que, sempre que possível, será feita a iluminação em amarelo e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusiva ao tema nas edificações públicas municipais durante todo o mês de setembro.
Além disso, o intuito da matéria é alertar e promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas, contribuindo para a redução dos casos no município. O vereador Xandão Gomes destaca que é preciso estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas para ampliar o debate sobre o problema. “É necessário estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção. O objetivo central deste projeto é valorizar a vida”, enfatiza o parlamentar.
CVV – O vereador ressalta que há o Centro de Valorização da Vida – CVV que realiza serviços de utilidade pública e está ligado ao Ministério da Saúde. O serviço é prestado por voluntários no Estado do Rio Grande do Sul e atende 24 (vinte e quatro) horas pelo número 188, de forma sigilosa, a todos que precisam conversar.