O vereador Fabrício – MDB propõe, através do projeto indicativo 20/2021, a criação do Programa de Vacinação em modalidade “drive-thru” para imunização contra a Covid – 19, sobre o qual falou na sessão plenária remota desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

O Programa consiste em disponibilizar a estrutura do Ginásio Municipal para vacinação, preferencialmente, de idosos, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção, todos devidamente identificados. O projeto determina que a pessoa chegará com seu veículo no local designado, estacionará e dentro de seu veículo será vacinada por um profissional capacitado.

“A proposta principal deste projeto é reduzir as filas, garantindo que não haja aglomeração nas Unidades de Saúde, principalmente de idosos, que são um dos grupos mais vulneráveis às complicações da Covid-19. A proposta tem como objetivo, além de evitar aglomerações e expor a população ao contágio, buscar esquemas alternativos e eficazes para a vacinação”, explica o vereador Fabrício.

O projeto estabelece que o Programa seja gerido pela Secretaria Municipal da Saúde, priorizando os grupos referidos anteriormente, mas podendo ser estendido para toda a população. Além do Ginásio Municipal, a Secretaria da Saúde poderá definir outras áreas para atender a população da melhor forma possível.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde poderá gerir programas e palestras com o intuito de propiciar e a capacitação de profissionais, objetivando o melhor atendimento nesse novo tipo de modalidade de vacinação.

DESPESAS – As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias e/ou existentes, consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessárias, inclusive nos orçamentos futuros.