A Coordenadora do Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase – MORHAN, Magda Chagas, e o tesoureiro da mesma entidade, Igor Corrêa, manifestaram-se na tribuna popular desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, para falar sobre a importância da valorização e preservação do Hospital Colônia de Itapuã.

“É relevante que lutemos pela preservação do Hospital e que possamos considerar a população que depende daquele lugar. O diálogo é fundamental, de maneira que sejam garantidos os direitos humanos e sociais de quem lá reside e trabalha. Promover a discussão sobre a hanseníase é importante, assim como falar sobre as formas de tratamento”, diz Magda Chagas. Ela completa que as pessoas acometidas pela doença ainda sofrem o estigma em relação à enfermidade e há necessidade de esclarecer a população acerca da hanseníase.

O tesoureiro Igor Corrêa enfatiza que há muitas pessoas carentes de renda na região, sendo fundamental pensar no desenvolvimento local e na importância do Hospital Colônia de Itapuã para a cidade.

MORHAN – O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.
O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares.