Com o objetivo de valorizar as potencialidades da cidade e impulsionar o seu desenvolvimento econômico, foi realizado, no último dia 14, o ato de instalação da Secretaria Municipal de Turismo de Viamão, com a posse do secretário Sílvio Streit Júnior, que já foi vereador por dois mandatos. O evento, que aconteceu no Vila Ventura Resort, também reuniu o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas; o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães – PSDB; o deputado estadual Professor Bonatto – PSDB; o secretário geral de governo, Rafael Bortoletti; e o presidente da Comissão de Turismo da CMV, vereador Rodrigo Pox – PDT.

Conforme informações da Prefeitura, o Plano Municipal do Turismo foi entregue em dezembro de 2022, com a atualização da legislação do Conselho Municipal do Turismo, aprovada e sancionada em maio deste ano. “Viamão tem um imenso potencial para desenvolver a sua economia através do turismo, gerando emprego e renda. Há o turismo cultural, de negócios e eventos, rural, esportes, pesca, náutico, aventura, gastronomia e o ecoturismo. Agora o município terá uma estrutura governamental para atuar junto aos empreendedores e colocar Viamão na rota turística”, disse o presidente da CMV.

André Gutierres completou que o município está em uma localização privilegiada geograficamente, ligado diretamente a todas as cidades da região metropolitana, ao litoral e a Porto Alegre.

“Com a instalação da Secretaria, temos mais possibilidades de criar políticas públicas em harmonia com os empreendedores, dando condições de trabalho para os mesmos e sobretudo potencializando as riquezas e belezas naturais de Viamão”, finalizou.

HOMENAGEM – Durante a cerimônia, houve a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa ao jornalista José Barrionuevo, em homenagem proposta pelo deputado estadual Professor Bonatto. O jornalista é reconhecido pela sua atuação nos meios de comunicação gaúchos, como Correio do Povo, Rádio Guaíba e Zero Hora. O homenageado também foi fundador da Rádio Pampa de Jornalismo e atuou como supervisor de imprensa na Assembleia Legislativa.

No início deste mês, foi lançado o livro “Viamão 300 anos”, organizado por Elmar Bones e José Barrionuevo, com produção cultural de Vitor Ortiz e prefácio do jornalista Eduardo “Peninha” Bueno.

A obra tem 200 páginas e conta com mais de 300 fotografias, mapas e imagens, dividindo-se em três partes que contemplam aspectos históricos, ambientais e econômicos da região. Além disso, aborda o potencial da cidade, os novos empreendimentos econômicos, a diversidade e as características ambientais do grande território rural viamonense.