Aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), no Plenário Tapir Rocha da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o evento alusivo a 1ª Semana Municipal do Corretor de Imóveis de Viamão. O presidente da CMV, Luís Armando Corrêa Azambuja – PSDB abriu o evento saudando as autoridades presentes, bem como os vereadores desta casa, que prestigiaram a sessão solene.

O segundo dia do evento alusivo a 1º Semana Municipal do Corretor de Imóveis de Viamão, aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), no Plenário Tapir Rocha na Câmara Municipal de Viamão –CMV. A cerimônia foi aberta pelo presidente da CMV, Luís Armando Corrêa Azambuja – PSDB. A 2ª diretora tesoureira do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª Região/RS, Iara Migon, comandou os trabalhos no restante do evento em homenagem aos corretores de imóveis.

Participaram da mesa o vice-prefeito de Viamão Nilton Magalhães, o Tabelião do Cartório de Viamão – RS, Dr. Guilherme Pinho Machado, o Coordenador do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento (GID), Túlio Barbosa, os vereadores Thiago Gutierres – PSD e Markinhos da Estalagem – PSB, representando os demais parlamentares da Câmara Municipal.

O Tabelião do Cartório de Viamão – RS, DR. Guilherme Pinho Machado palestrou no evento e falou sobre a Central de Registros de Imóveis (CRS – RS). O Protocolo Eletrônico é um serviço que permite o registro eletrônico de todos os títulos no Registro de Imóveis. O Tabelião explicou que o serviço é oferecido de forma gratuita e funciona on-line. A pessoa ou empresa acessa por meio do CPF ou CNPJ, onde deve indicar o município, cartório e relacionar as matrículas ou registros auxiliares, independentes se os registros ainda permaneçam em nome do CPF/CNPJ pesquisado.

Foto: Henrique Lima | Guilherme Pinho Machado – Tabelião de Viamão

“O serviço tem resultado on-line, onde é proporcionada a visualização em da imagem da matrícula do imóvel ou registro auxiliar, E lembrando que não pode ser impresso e não vale como certidão”, diz Guilherme Pinho Machado.

Por meio da CRS-RS a pessoa consegue realizar o pedido do documento físico que poderá ser retirado em qualquer cartório do Rio Grande do Sul, ou documento digital com a validade jurídica em meio eletrônico, disponibilizando no ambiente virtual da CRS-RS.

Através da Central de Registros do RS, os pedidos são executados pelo cartório e o resultado é recebido no ambiente virtual com a indicação das matrículas e registros auxiliares encontrados pelo nome informado.

Atuando em Viamão desde 2019, Guilherme Pinho Machado, implantou uma série de mudanças no cartório de Viamão. As melhorias focaram no atendimento ao público; WhatsApp, E-mail, atendimento presencial foi repaginado também, onde agora existe uma sala de espera, o uso de cartão para pagamento é possível agora.

Guilherme aponta que a pandemia impactou o setor e aos poucos estão conseguindo voltar a normalidade, mesmo com as dificuldades estão priorizando os curtos prazos para oferecer aos viamonenses.

“Nossa meta é encurtar os prazos, que já curto, de 17 dias, se compararmos é quase metade do prazo. E queremos reduzir para 10 dias os prazos das certidões de compra e venda”, salienta Guilherme.

NOVA SEDE DO CARTÓRIO VIAMÃO

Em ano que completa 125 anos, no dia 29 de setembro, o Cartório de Viamão, a partir de dezembro de 202, terá nova sede, que ficará localizada na Rua Isabel Bastos nº 253, bairro Centro.

“Essa foi um promessa que fiz aos meus colaboradores, que merecem trabalhar em um bom ambiente. Nossa cidade merece isso, Viamão tem muito potencial. Podemos atrair muitos investimentos para a nossa cidade”, falou.

Dia Nacional dos Corretores de Imóveis

O Dia Nacional do Corretor de Imóveis é comemorado anualmente em 27 de agosto. Esta data homenageia o trabalho do profissional que se dedica à mediação mobiliária, ou seja, ajudar a vender ou alugar imóveis para pessoas que estejam interessadas.

Foto: Henrique Lima | Vice-prefeito Nilton Magalhães
Foto: Henrique Lima | Túlio Barbosa – Coordenador do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento – GID
Foto: Henrique Lima | Milton Pires – Presidente do CDL – Viamão
Foto: Henrique Lima | Maurício Carravetta – Secretário de Desenvolvimento Econômico