A Prefeitura divulga que, segundo dados do CEMADEN, Viamão já tem um acumulado de 300mm de chuva nas últimas 72hs, o que ultrapassa a média histórica de todo o mês de abril e maio juntos. Conforme informações da Prefeitura, os bairros mais atingidos nesta madrugada foram Fiuza, Augusta, Elsa e Helenita, sendo que quatro famílias foram abrigadas no Complexo Ana Jobim.

Devido à previsão de continuidade das chuvas, as aulas do Ensino Fundamental e EJA na Rede Municipal estão suspensas nessa quinta-feira, dia 02 de maio. Porém, as escolas e turmas de Educação Infantil estarão abertas, no intuito de auxiliar as famílias que necessitam trabalhar e não contam com rede de apoio para deixar as crianças pequenas.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29) seguem provocando transtornos no Estado gaúcho, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra registrados em 134 cidades. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira (2), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou que 13 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nas cidades de Encantado, Itaara, Pantano Grande, Paverama, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine e Segredo. O Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar (BM) confirmam outros 11 óbitos, totalizando 24 vítimas em decorrência dos temporais.

A Defesa Civil do RS alerta para a continuidade de chuvas intensas com alagamentos, ventos fortes, descargas elétricas e risco de granizo nesta quinta-feira (2), e orienta a população a ficar em segurança durante as chuvas, retirar eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e fechar bem portas e janelas. Além disso, recomenda que, ao ser surpreendida pelo tempo severo, a população busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou mesmo de carro.

Em caso de emergência, é possível enviar mensagem via WhatsApp para a Defesa Civil, no (51) 99788.6527 ou ligar para os Bombeiros no 193.

Pedidos de roupas ou alimentos podem ser feitos pelo whatsApp da Assistência Social, no (51) 99706-4607.