Fotos: Natássia Ferreira

Neste Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Câmara Municipal de Viamão – CMV prestou homenagem a mulheres que desenvolvem relevantes serviços sociais na comunidade por meio da entrega do Troféu “Mulher Cidadã Márcia Santana”. As indicações foram apresentadas pelo Conselho Municipal de Direitos das Mulheres – COMDIM/Viamão em 21 de outubro de 2021.

A premiação aconteceu na sessão especial desta terça-feira (08), mediante o decreto legislativo 01/2022, de autoria do presidente da CMV, Prof. Igor Bernardes – PL. “É uma honra para o Legislativo proporcionar esta homenagem, valorizando a luta contínua das mulheres em favor de seus direitos e de seu empoderamento. Parabenizamos todas as homenageadas por suas relevantes contribuições à sociedade”, falou o presidente.

A lei municipal 5041/2021, que instituiu a referida premiação, é de autoria da vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez), que compôs a Mesa Diretora da sessão especial, juntamente às vereadoras Denise Guedes – PSDB e Eda Regina – PDT, e à deputada federal Maria do Rosário – PT. Além disso, estiveram presentes na homenagem Fátima Santana e Priscila Santana, respectivamente mãe e irmã de Márcia Santana. Também compareceram a presidente do Sindicato dos Municipários de Viamão – SIMVIA, Maria Darcila Tinoco; e a presidente do COMDIM, Denise Nunes.

A mãe de Márcia Santana, dona Fátima Santana, prestigiou o evento na Câmara Municipal junto às vereadoras do Parlamento viamonense

Durante a sessão, foi exibido um vídeo com a exposição da trajetória de trabalho de Márcia Santana e sua representatividade nos movimentos em favor dos direitos da mulher. “O troféu Márcia Santana em Viamão simboliza a memória, a vida e o projeto da primeira Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado. Portanto, entendemos esta iniciativa como elemento de afirmação dos grandes movimentos coletivos, ao reconhecer, exclusivamente, mulheres que lutam e se destacam no ideal de igualdade e valorização das gaúchas”, afirma a vereadora Fátima.

As vereadoras Denise Guedes e Eda Regina também enalteceram a importância da participação crescente das mulheres no âmbito da política e em outros espaços sociais, destacando a relevância da iniciativa da outorga do Troféu Márcia Santana pelo Legislativo viamonense.

MÁRCIA SANTANA – A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, que faleceu em 2013, era assistente social e ligada ao movimento feminista. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul, secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional, que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

Priscila Santana enfatizou as lutas da irmã em prol das mulheres

A irmã de Márcia Santana, Priscila Santana, agradeceu a homenagem e, emocionada, disse que a secretária teve uma trajetória de lutas, mas que conseguiu vencer as adversidades. “Meu eterno agradecimento à minha mãe e à Márcia. Vamos seguir e fazer desse legado a história. Há muitos exemplos de mulheres que militam e contribuem grandiosamente com a sociedade”, falou.

A deputada federal Maria do Rosário também enalteceu o legado deixado pela secretária Márcia Santana, reconhecendo que foi uma das mais importantes mulheres do estado do Rio Grande do Sul. “Márcia deixou muitos ensinamentos. Ela deu voz às mulheres que não conseguiam ser ouvidas”, disse.

Deputada federal Maria do Rosário falou sobre o legado de Márcia Santana

DEBATE – A professora Luciana Conceição, uma das homenageadas, destacou que é preciso valorizar a ancestralidade e discutir as questões étnico-raciais. “A população negra é a maioria em Viamão e há mais de 200 casas de religião de matriz africana na cidade. O olhar sobre isso já foi invisibilizado, mas, hoje em dia, nota-se mais atenção em relação a estes importantes temas”, pontuou. Luciana também disse que é necessário garantir que as mulheres tenham uma rede adequada de apoio que contemple os seus direitos. “Não basta denunciar um agressor que comete um ato de violência. É preciso oferecer uma rede de suporte efetiva à mulher”, enfatizou.

Confira, abaixo, as homenageadas e suas respectivas áreas de destaque:

  • Educação da Mulher – Sra. NATACHA DA SILVA TAVARES;

Natacha é mulher, mãe, negra, do povo tradicional de matriz africana e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enquanto professora, atua na Educação da Mulher e é docente de Educação Física na Rede Municipal do município; Presidente da Associação Ubuntu Ukama de Viamão, uma Associação que atua em prol da justiça social, do combate ao racismo e às desigualdades. Natacha participa do Comitê Científico do GTT escola do CBCE; do Coletivo Professoras Pretas; dos grupos de Pesquisa da UFRGS; atua como parecerista/avaliadora da Revista Científica Movimento e em 2021 atuou na Coordenação de Mulheres do Fonsanpotma.

  • Promoção da Participação Política da Mulher – Sra. MARIA ESTER HESSELING;
Matilde Brodt representou a homenageada Maria Ester, que não compareceu ao plenário por motivo de saúde

Maria Ester filiou-se ao Partido dos Trabalhadores há mais de 40 anos, sendo vice-prefeita de 2000 a 2004. Foi secretária de Assistência Social e Conselheira Tutelar. Tem significativa relevância sobre as políticas públicas voltadas às mulheres em Viamão e é formada em Direito.

  • Profissionalização e Emprego da Mulher – Sra. LUIZA DALVA FALEIRO BAPTISTA

Começou sua jornada nos movimentos socias com a Economia Solidária de Viamão, também participou da criação do COMDIM. Trabalhou auxiliando mulheres em situação de vulnerabilidade dando oficinas de conhecimento. Atuou na Etiqueta popular em Porto Alegre. Foi a Idealizadora do projeto da Cooperativa das costureiras de Viamão.

  • Luta contra o Racismo, a Xenofobia, LGBTfobia e Preconceito – Sra. LUCIANA CONCEIÇÃO;

Socióloga graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos. Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do RS e membro efetivo do Coletivo Ubuntu Ukama de Viamão. Experiência na especificidade étnica negra e na identidade quilombola. Atuante junto ao movimento social negro no combate à Xenofobia, ao Racismo, Lgbtqifobia e todo tipo de preconceito. Tem experiência na área educação popular e social, atuação como professora tutora em EAD, laudos e pesquisas socioeconômicas em Comunidades tradicionais. E atualmente é professora da RME de Porto Alegre.

  • Relevante Trabalho Social na Área Esportiva e que se Destacam no Esporte – Sra. JOAQUINA FERRAZ DE MENEZES. 

Joaquina Ferraz de Menezes, é nascida em Arroio dos Ratos, em 9 de setembro de 1946. Casada, mãe de três filhos, associada do Clube de Mães Santa Isabel, filiada ao movimento Clube de Mães há 37 anos. Sua trajetória iniciou ao lado do seu pai, que era esportista de boliche. Em 1997, aconteceu a primeira olimpíada do Clube de Mães estadual. Joaquina foi atleta de boliche e caminhada e foi indicada pelo Clube de Mães Santa Isabel para defender o movimento nos campeonatos, onde recebeu sua primeira medalha de muitas que vieram ao longo dos anos. Joaquina sempre participou de olimpíadas estaduais e municipais de Clube de Mães e, assim, levou o movimento para além de Viamão.