Através do decreto legislativo 07/2022, de autoria do vereador William Pereira – PTB, foi concedido, nesta tarde (15), o título de Cidadã Viamonense à Vera Ceroni, em honraria e reconhecimento aos relevantes trabalhos comunitários, profissionais, políticos e sociais, realizados em defesa da população, em especial, pelo nosso reconhecimento de liderança na luta social pela solidariedade e inclusão através da cultura.

VERA CERONI:

Vera Ceroni é tradicionalista, natural de Caçapava do Sul, mas reside em Viamão com sua família há 20 anos, dos quais 10 anos se dedicou ao trabalho na área da saúde por meio de sua clínica sediada no município que atualmente está sob direção de sua família, e há 10 anos dedica-se a cultura, por meio de um Instituto Social que luta pela solidariedade e inclusão, oportunizando acesso à literatura, arte, cultura e a música.

É escritora com 5 livros publicados sendo estes Da Fama a Fome, Vítimas do Crack, Memórias de Uma Geriatria, Mulheres de 50 anos e final de ano e As Cobras que nos Rodeiam, a autora sempre cita Viamão em suas obras e estas foram escritas na cidade.

Criadora de um projeto antidrogas, o qual nasceu em Viamão na clínica onde atendia pacientes psiquiátricos e dependentes químicos, local que também motivou a sua obra já citada “Vítimas do Crack”.
Recebeu Comenda Internacional por feitos humanitários do Núcleo de Igrejas Evangélicas da ONU por resgatar vidas.

A homenageada usou seu espaço na tribuna para agradecer o vereador William e aos demais parlamentares.

“É muito bom receber esse reconhecimento em vida. Passamos por uma pandemia, onde não sabíamos se iríamos sair vivos. Eu fico sem palavras, de emoção e gratidão. Sou natural de Caçapava do Sul, então não tem como negar nosso DNA gaúcho, nessa luta que firmei há dez anos, que é o Projeto Social Piazitos. Vou continuar na minha luta e mais uma vez agradeço por esta nova certidão de nascimento, pois agora sou oficialmente cidadão de Viamão”, diz Ceroni.

PROJETO PIAZITOS –  Vera também é Presidente do Instituto Internacional Piazitos, que tem parceria com Portugal, Polônia e Rússia, e tem sede em Portugal, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O projeto busca resgatar os jovens gaúchos que enfrentam problemas com drogas através da cultura e tradição gaúcha.

“ Salvamos muitas vidas do crack, recebemos muitas crianças, crianças de oito anos devastadas pela droga, então muito me honra receber essa honraria”, finaliza.