Neste domingo (26), o vereador Xandão Gomes – Republicanos, que estava como presidente em exercício da CMV em substituição ao presidente Dilamar de Jesus – PSB (que se encontra de licença-saúde), renunciou ao cargo de 1º vice-presidente por declinar de assumir a Prefeitura da cidade (continua com mandato de vereador, com renúncia somente do cargo de vice-presidente). Assim, seguindo-se a linha sucessória da Mesa Diretora, o vereador Evandro Rodrigues – DEM deve assumir como novo presidente em exercício da Câmara de Viamão.

TRAJETÓRIA POLÍTICA – Vereador eleito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) do município de Viamão, Xandão Gomes começou sua trajetória política em 2000, quando filiou-se ao partido no início de sua composição. Em 2008 concorreu a vereador no munícipio de Tramandaí, no Litoral Norte, onde ficou na segunda suplência. Em 2011 foi assessor parlamentar do Deputado Carlos Gomes (PRB).

Foi eleito pela primeira vez em 2012, como vereador em Viamão. No início do ano de 2013 o vereador fez mais de 100 requerimentos que foram aprovados, como objetivo de possibilitar melhorias na vida da população viamonense, e foi presidente da Câmara Municipal de Viamão em 2016 e 2017.

DECISÃO JUDICIAL – Conforme decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão, deve ser obedecido, quanto ao exercício da substituição do cargo de prefeito, estritamente a determinação do Regimento Interno, arts. 12 e 16, tratando-se de norma imperativa, que não pode ser afastada pela vontade pessoal de seus componentes, salvo por renúncia ao cargo exercido.

Composição atual da Mesa Diretora:

Dilamar de Jesus (PSB) – Presidente

Evandro Rodrigues (Democratas) – 1º Vice-presidente