Na sessão plenária desta terça-feira (14), a vereadora Fátima Maria – PT e seu Mandato Coletivo “Teremos Vez”, apresentou o balanço, em forma de vídeo e apontamentos, acerca do projeto 16 Dias de Ativismo, que são uma série de eventos destinados ao combate ao racismo, à violência doméstica contra a mulher e em favor do empoderamento feminino. 

O início do Ativismo foi no dia 19 de novembro e o encerramento no dia 09 de dezembro e, na data de hoje, com a transmissão de um vídeo com momentos das atividades. 

“Queremos propiciar experiência, conhecimento e preparo para que todos possam coibir quaisquer práticas preconceituosas e de violência”, fala a vereadora Fátima.

A resolução estabelece que não é necessário que todos os 16 dias sejam utilizados para a realização dos eventos, cujo rol não é taxativo, ficando o nome “16 Dias de Ativismo” apenas em referência à campanha anual lançada pela Organização das Nações Unidas – ONU e intitulada de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Foto: Priscila Muzykant | Presidente da CMV recebe relatório acerca das atividades dos 16 Dias de Ativismo

“Uma mulher vivendo em situação de violência doméstica, muitas vezes, ela tem que sair fugida de casa e procurar abrigo em casas de parentes, se a casa esconder na casa de alguém. Como ela vai reconstruir a vida dela, se ela tem dependência econômica do agressor, muitas vezes com filhos, ela acaba se submetendo a continuar vivendo em situação de violência doméstica. Quando ela tem um amparo da lei, um mecanismo, ela consegue dar os primeiros passos para sair dessa situação, seguir em frente e virar a página”, diz o parlamentar. 

Foto: Priscila Muzykant | vereador Xandão Gomes

CONFIRA O VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DAS ATIVIDADES DOS 16 DIAS DE ATIVISMO