Por iniciativa da vereadora Fátima Maria – PT e seu mandato coletivo “Teremos Vez”, foi realizado na Câmara Municipal de Viamão – CMV, nesta quinta-feira (25), Audiência Pública acerca dos “15 anos da Lei Maria da Penha e sua Importância no Combate à violência de Gênero”, que faz parte do projeto 16 dias de ativismo. O intuito da proposição é que aconteçam eventos destinados ao combate ao racismo, à violência doméstica contra a mulher e em favor do empoderamento feminino.

Representando a Casa estava o presidente Luís Armando Azambuja – PSDB e o vereador Alex Boscaini – PT, além de assessores dos demais legisladores.

O painel contou com a presença de servidoras e terceirizadas, que puderam participar das palestras, bem como representante da Themis, Maria Guaneci, a advogada atuante no direito da família, Murieny Ozelame e a delegada titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Viamão (DEAM), Marina Dillenburg.

Foto: Natássia Ferreira

A delegada Marina Dillenburg explicou que o atendimento às mulheres vítimas de violência precisa de uma rede de apoio, que envolve outros atendimentos para amparo dessa mulher.

“A delegacia de polícia com especialização no atendimento à mulher é diferenciada, temos que fazer um trabalho social, explicar a Lei Maria da Penha, é assim que a gente vai fazer com que as pessoas conheçam seus direitos”, explica Dillenburg.

Foto: Natássia Ferreira | Delegada Marina Dillenburg

Segundo a delegada, Viamão possui cinco polícias atuando na delegacia especializada. A representante da DEAM destacou a agilidade na prisão de agressor, que cometeu crime aqui no município e teve sua prisão efetuada em Pinhal.

“Nós enfrentamos essa dificuldade, estamos aqui porque queremos. Precisamos que a comunidade compre essa briga comigo, para que seja destinados mais servidores para Viamão, estagiários, uma equipe técnica e sejam bem-vindos”, diz a delegada.

O presidente da CMV, Luís Armando Azambuja se pronunciou sobre o painel, onde parabenizou a iniciativa da vereadora Fátima em trazer para o legislativo temas e debates importantes para a sociedade.

“Esse trabalho realizado na Câmara Municipal faz alusão aos direitos de uma sociedade, no caso as mulheres, serve para que tenhamos conscientização, principalmente nós homens”, diz o chefe do legislativo.

Foto: Natássia Ferreira | Presidente da CMV – Luís Armando Azambuja

O vereador Alex Boscaini – PT falou e destacou a luta das mulheres que fazem a diferença, que defendem causas especiais.

“Esse lugar é de aprendizado e precisamos estar abertos a isso, estar do lado de quem se deve estar que é o das minorias. Sabemos que o Estado é burocrático e nós não podemos ter medo, temos que conversar com as pessoas certas. Ativismo e organização social é que o temos de mais valoroso”, diz o Boscaini.

Foto: Natássia Ferreira | Vereador Alex Boscaini

A vereadora proponente dos 16 Dias de Ativismo, Fátima Maria finalizou destacando a importância de todas as falas, que foram falas que emocionaram, segundo a parlamentar.

“Quero agradecer pela presença de todas e quero destacar que muitas mulheres já perderam a vida para um sistema machista, racista, patriarcal. Muito trabalho foi feito antes de eu chegar aqui, e não vim sozinha. É uma luta que cansa, mas não desisti. Precisamos caminhar juntas contra esse machismo excludente e que mata”, finaliza a vereadora.