Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (20), o projeto de lei 268/2017, de autoria do vereador Joãozinho da Saúde – PMDB. A proposição institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Meningite, a ser comemorada anualmente no dia 24 de abril.

De acordo com a matéria, serão desenvolvidas atividades educativas e culturais para a promoção da saúde e prevenção da doença, assim como materiais informativos serão oferecidos à população para divulgar medidas profiláticas. Além disso, o projeto propõe que a Prefeitura incentive as Unidades Básicas de Saúde (UBS) à participação nas atividades voltadas à prevenção da enfermidade, com campanhas educativas e realização de exames caso o cidadão apresente sintomas.

“A meningite é um processo inflamatório das meninges, sendo uma doença grave e endêmica que pode acometer indivíduos de qualquer idade. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, em 2016 foram confirmados 54 casos de meningite, com oito mortes. Em 2017, só no primeiro semestre, foram confirmados 59 casos da doença, com nove mortes. Além disso, o nosso município já apresentou uma vítima este ano. Assim, é preciso conscientizar a população acerca deste problema”, destaca o vereador Joãozinho da Saúde.