Nesta quinta-feira (9), a Câmara de Viamão concedeu uma moção de Parabenização e Aplausos para a Associação de Comunicação Comunitária Rádio Santa Isabel. De acordo com a vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, a homenagem é relevante aos serviços prestados durante os 15 anos de atuação da emissora, responsável por gerar informação, entretenimento, apoio à cultura e ao esporte, além de outras atividades de prestação de serviços, cumprindo o papel da radiodifusão comunitária.
“A Rádio Santa Isabel é um dos poucos veículos de comunicação imparciais. Tenho uma enorme satisfação pela primeira vez poder homenagear um veículo de comunicação por acreditar na dedicação de toda uma equipe de colaboradores. A Rádio Santa Isabel tem como ferramenta de trabalho a música local, a arte, a cultura popular, o folclore e a educação. A finalidade da rádio é dar voz e vez a quem não tem acesso aos meios de comunicação”, destacou a vereadora.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA RÁDIO SANTA ISABEL
A Associação de Comunicação Comunitária Santa Isabel é apenas uma, entre tantos exemplos de luta e resistência pela democratização das comunicações neste país. Foi fundada em 9 de novembro de 2002, na avenida Santa Isabel, na vila Santa Isabel, em Viamão, e entrou no ar oficialmente em setembro de 2003. Adotou como nome fantasia Rádio Santa Isabel FM.
A Associação, através da sua diretoria, deu entrada da documentação no Ministério das Comunicações em Brasília no dia 3 de maio de 2003, e permaneceu no ar por quase um ano sob a coordenação de Francisco Schander, até 7 de junho de 2004. No dia 20 de dezembro de 2004 a rádio Santa Isabel recebe oficialmente da Prefeitura Municipal de Viamão o seu atestado de funcionamento.
Atualmente, sua sede está localizada na Estância Grande. A rádio tem em sua história momentos marcantes, como, a primeira transmissão externa da emissora do CTG Pealo de Estância, na vila Augusta, ocorrida em junho de 2004, além da cobertura das eleições municipais, também em 2004, a criação do “Programa “Viamão em Revista”, com uma edição semanal que trazia aos ouvintes os acontecimentos e eventos culturais da cidade.