Eraldo pede informações sobre FAPS e Francinei Bonatto diz que Governo pagou dívida de R$ 60 mi

1835
O vereador Eraldo Roggia – PTB, encaminhou na sessão de hoje (21), um pedido de informação ao Poder Executivo, solicitando informações referentes ao Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor – FAPS, que é um Regime Próprio de Previdência Social. É através do FAPS que é pago os benefícios de aposentadorias, pensões, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença e auxílio-reclusão para os servidores municipais de Viamão.
“Há 15 dias atrás participei de audiência pública na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, sobre o assunto. O Tribunal de Contas do RS mostrou preocupação com os fundos de aposentaria. Em Viamão, um trabalhador não se aposenta mais pela Previdência Social, mas pelo Fundo Municipal, que hoje não se ouve falar muito. De 2013 para cá não temos informações e só sabemos que o FAPS está sendo administrado por um grupo de CC’s”, disse Eraldo.
O parlamentar considera preocupante a situação e aposta em mais fiscalização por parte do Legislativo. Eraldo Roggia sugeriu também a criação de uma comissão para que o assunto seja discutido e até mesmo, a partir disso criadas algumas medidas. “Uma comissão é importante para tomarmos conhecimento, desde informações básicas do Fundo Municipal e das cópias dos depósitos. Precisamos proteger nossos futuros aposentados”, salienta o vereador.
O vereador Francinei Bonatto – PSDB, disse que apoia todo e qualquer requerimento que esteja relacionado ao FAPS, uma vez que o ex-prefeito Valdir Bonatto – PSDB, teria quitado o valor de R$ 60 milhões. “Assim que as informações forem encaminhadas pela Prefeitura, eu quero pedir cópia ao vereador Eraldo, porque talvez seja um dos motivos que mais orgulhe do governo passado. Foram 60 milhões pagos em dívidas deixadas pelo Governo do PT. O Governo Ridi deixou de fazer os depósitos e o Governo Alex fez negociações, ações que geraram dívida de R$ 60 milhões”, disse.