A informação é dos diretores do Hospital de Viamão, administrado pelo Instituto de Cardiologia, e foi divulgada hoje (18), pelos vereadores de Viamão. O vereador Adão Pretto Filho – PT, resumiu toda a luta, travada pela Câmara de Viamão, entidades ligadas à saúde e Assembleia Legislativa, para que o Centro Obstétrico – CO, não fechasse e os partos fossem realizados em Alvorada.
“Nosso bloco de oposição esteve na Assembleia Legislativa, onde conversou com o presidente, Edegar Pretto – PT. Colocamos a situação da saúde em nossa cidade, principalmente a questão da maternidade, que estava prestes a fechar as portas e transferir os partos para Alvorada. O Edegar exigiu um retorno da Secretaria de Saúde do Estado e juntamente com o deputado Ronaldo Santini – PTB, que também fez o meio de campo, recebemos na quinta-feira passada, a notícia que a nossa população tanto precisava. A maternidade não será fechada”.
Adão Pretto Filho disse ainda, que a AL e o Governo do RS chegaram a uma decisão. “Vários vereadores viamonenses estiveram envolvidos nesta empreitada, mas venho aqui para dizer que a oposição cumpriu com o seu papel, trabalhar para a comunidade e engrandecer o nosso parlamento. Hoje, vimos que o prefeito foi lá e tirou a foto. Foram mais de duas semanas de debate e só vimos hoje o prefeito tirando foto com o secretário da Saúde do RS”, disse o vereador.
O vereador Evandro Rodrigues – PSDB, comemora e disse que a cidade saiu vitoriosa. “Estivemos hoje no hospital e ouvimos o sim dos diretores, para a nossa satisfação, que o hospital não vai fechar a sua maternidade. O diretor do hospital disse que a vitória foi da Câmara, da população e dos demais órgãos envolvidos. O Governo Municipal ficará responsável por atender as gestantes no período Pré-Natal, na rede básica de saúde”, completou o parlamentar.
O vereador Nadim Harfouche – PP, explicou o que ele entendeu de toda a situação. “O prefeito acordou que 16 Unidades Básicas de Saúde – UBS, da cidade farão os atendimentos das gestantes. O Governo do Estado vai continuar fazendo o repasse e pelo que eu entendi, o custo continua o mesmo. Espero que amanhã ou depois não venham falar que faltou recurso. Vão ampliar o atendimento, além dos 60 partos hoje realizados pelo hospital, estão previstas a realização de mais 60″, pontou Nadim.