O vereador Evandro Rodrigues – PSDB, criticou o aumento da taxa de inscrição da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considerada a taxa mais cara até hoje, o preço para participar do exame é de R$ 82. O vereador disse que a seleção dos estudantes já começa no momento de pagar, o que ele considerou sendo uma barbaridade.
“Nós sabemos que muitos estudantes do ensino público não têm condições de pagar a taxa, ainda mais com este valor, pois muitas vezes o dinheiro precisa ser usado para outras finalidades dentro de casa”, lamentou o vereador.
O Inep abriu as inscrições para o Enem 2017 às 8h desta segunda-feira (8). Até às 19h da terça-feira (9), o sistema registrava 1.327.738 inscrições. Neste período, o ritmo de inscrições foi de quase 40 mil por hora, ou 630 por minuto. No Rio Grande do Sul foram 62.512 inscrições, equivalente a 4,7% do total, até agora.