Projeto quer combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, através da conscientização.
Na abertura da sessão plenária desta terça-feira (27), o vereador Igor Bernardes – PPS, pediu destaque ao projeto indicativo número 024/2017, de sua autoria, que propõe a criação do Maio Laranja no calendário municipal de eventos da cidade e institui a Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A proposta, de acordo com o parlamentar, é ampliar a divulgação da Campanha Nacional, conscientizar crianças, adolescentes, educadores, pais e a comunidade sobre o assunto, além de mobilizar entidades, empresas, órgãos públicos e sociedade civil organizada em atividades, que serão realizadas na semana do dia 18 de maio.
“O projeto indicativo trata do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Destaco o dia 18 de maio, referência nacional às atividades das campanhas de enfrentamento no país, que remete ao dia 18 de maio de 1973, quando a pequena Araceli Crespo de 8 anos foi raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória – ES. Os autores dos crimes, jovens de classe média, embora identificados nunca foram punidos”, destacou o vereador.
Igor Bernardes ainda divulgou que, no Brasil, o Disque 100, um dos principais canais de denúncia, recebeu entre 2015 e 2016, aproximadamente 37 mil denúncias sobre casos de abuso e exploração, sendo que meninas entre zero e 11 anos foram a mais vitimadas. “No dia 17 de maio deste ano, nossa cidade foi destaque em jornais de todo RS, pela prisão de um homem de 50 anos, denunciado pela própria filha de 16 anos, que era mantida em cárcere privado”, lembrou o vereador.