Na sessão ordinária da última terça-feira (04), o 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, vereador Thiago Gutierres – PSD, manifestou-se na tribuna sobre acessibilidade, destacando que seu gabinete será o primeiro que disporá de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A intérprete de libras, Camila Corcini fará parte da equipe do parlamentar em seu gabinete, acompanhando o vereador nas sessões, facilitando a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente – o português brasileiro
O parlamentar explica a importância desses profissionais para a comunidade surda de Viamão, que segundo dados do IBGE, apresentados pelo vereador Thiago Gutierres, são de 14 mil surdos e 3200 com algum grau de surdez.
“Quando não temos intérpretes para essa parcela da população, é uma forma de exclusão, a comunidade surda precisa estar inserida na política e na vida democrática da nossa cidade. O papel do intérprete é essencial para promover o atendimento adequado e justo aos surdos e aqueles que possuem deficiência auditiva grave ou surdez total”, finaliza o parlamentar.