O vereador Luisinho do Espigão – PSDB protocolou, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, a indicação 35/2022, com a solicitação de que os festejos e desfiles tradicionalistas do 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul conhecido como Dia do Gaúcho, sejam colocados no calendário anual do município de Viamão.
“O 20 de setembro é um dia para que os gaúchos resgatem a tradição. Algumas regiões de Viamão receberam grande influência gaúcha em sua colonização. Quando começou a Revolução Farroupilha, em 1835, os rebeldes perceberam a importância estratégica de Viamão, que próxima de Porto Alegre, era o local ideal para sitiar a capital”, fala o vereador.
Ainda na rememoração da história, o parlamentar pontua que, a partir de sua base em Itapuã, os Farrapos podiam impedir as comunicações entre a capital e a cidade de Rio Grande pela Lagoa dos Patos. “Construíram trincheiras e improvisaram fortificações entre a área central do município e a Vila de Itapuã. Durante a Revolução Farroupilha, Viamão foi uma das áreas mais disputadas e onde, portanto, ocorreram confrontos violentos. Dessa época restam parte de uma fortaleza no atual Parque Estadual de Itapuã, e algumas centenas de metros de trincheiras nessa área e na chamada Lomba da Tarumã, um grande bairro da cidade”, explica.
Luisinho expõe, no resgate histórico que embasa sua indicação, que foi em Viamão que Bento Gonçalves se instalou em 1836 para, em diversas oportunidades, cercar a capital numa sucessão de intervenções repetidas até 1841. Em reconhecimento pelo apoio que recebiam na cidade, os Farrapos elevaram Viamão à condição de vila. Isto aconteceu em 1838, quando a cidade foi rebatizada como Vila Setembrina (em homenagem à data de início da Revolução – 20 de setembro). Ela formava, juntamente com Triunfo, a Comarca Abrilina, e manteve-se como vila até 1841, quando, após a expulsão definitiva dos Farrapos, voltou à sua condição anterior.