Para promover o ensino de técnicas de primeiros socorros a crianças e adolescentes nos ambientes escolares, o vereador Fabrício Ollermann – MDB protocolou o projeto de lei 125/2022, que inclui a disciplina de primeiros socorros no currículo das instituições de ensino municipais de Viamão. O PL ainda precisa passar pelos trâmites regimentais para posterior inserção na ordem do dia e votação.

De acordo com o projeto, caberá à Secretaria da Educação Municipal fiscalizar e fazer cumprir o determinado na lei, de maneira que o ensino de primeiros socorros ficará ao encargo do Corpo de Bombeiros. A disciplina de primeiros socorros que integrará a proposta pedagógica escolar será um componente obrigatório da educação fundamental com carga horária de 50 minutos semanais.

“Muitas fatalidades podem ser evitadas se forem prestados os primeiros socorros no momento adequado. É necessário que as crianças e os adolescentes estejam preparados para encarar situações de emergência, e até mesmo os acidentes cotidianos”, diz Fabrício.