Na noite da última quinta-feira (03), a Câmara Municipal de Viamão – CMV, por iniciativa do presidente do Legislativo viamonense, Prof. Igor Bernardes – PL, realizou a primeira reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico de Viamão. O evento aconteceu no plenário Tapir Rocha e promoveu o encontro de lideranças da cidade para debate sobre o tema “Diálogos para o desenvolvimento: a importância da interlocução entre poder público e as entidades representativas”.

Compareceram no Fórum, representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão – Acivi; Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – Consepro; Associação dos Contabilistas de Viamão; Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci; Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi; Central Única das Favelas – CUFA; e Aeródromo de Águas Claras. Também estiveram presentes profissionais liberais e empreendedores do município, como o jornalista e empreendedor viamonense Edézio, que marcou presença e ofereceu aos participantes a degustação de sua água saborizada.

“Queremos dialogar com entidades e setores produtivos da cidade, ouvindo as pessoas com notório saber, a fim de que possam acrescentar e qualificar as discussões junto à Câmara de Vereadores”, falou o presidente.

Prof. Igor disse que é preciso construir soluções e não circunscrever as abordagens somente nos problemas da cidade. “O objetivo central desta reunião é fazer uma provocação sadia para que possamos qualificar o debate. Queremos também caminhar ao lado do Poder Executivo, pois entendemos que esta é uma importante interlocução em favor do município”, completou. O chefe do Poder Legislativo esclareceu que o Fórum possibilitará prospectar o futuro, além de criar caminhos e condições para o desenvolvimento de Viamão com a elaboração de projetos e propostas ao Poder Executivo.

“Viamão tem hoje um movimento muito forte na área dos empreendimentos imobiliários, assim como grande potencial no ecoturismo e em outras áreas. Isso oportuniza a contratação de mão de obra da cidade, mas também possibilita que outras pessoas com qualificações variadas se instalem em nosso município”, disse Prof. Igor.

O presidente da CDL Viamão, Milton Pires, manifestou-se sobre a carência de diálogo acerca do desenvolvimento da cidade. “Este é um espaço que possibilitará a apresentação de ideias e o fomento de debates no Legislativo que tenham efetiva ressonância dentro do Executivo. É um importante evento de lideranças, favorecendo a formação de um legado significativo às demais gerações”, pontuou.

Em sua fala na tribuna, o presidente da Acivi Viamão, Rodrigo Herculano, ressaltou a importância do empreendedorismo como possível mecanismo para melhorias nos aspectos socioeconômicos do município. “Temos o sonho de que cerca de 70 mil pessoas do município deixem a linha da pobreza. Nosso trabalho é focado nisso, na mudança da realidade difícil por meio do empreendedorismo”, afirmou.

Rodrigo Herculano destacou que é relevante trazer mais empresas para Viamão, mas também enfatizou que para isso é preciso haver mais mão de obra qualificada com o desenvolvimento de um trabalho de base para que isto possa consolidar-se. “Que possamos ter orgulho de usufruir de uma cidade que tem uma abundância incalculável, mas que ainda vive na escassez”, frisou.

RESOLUÇÃO – A resolução 11/2022, de autoria do presidente da CMV, Prof. Igor Bernardes, cria a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Social e Econômico e institui, no âmbito do Poder Legislativo, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico do município de Viamão. De acordo com o projeto, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Social e Econômico propiciará a instalação e funcionamento do Fórum Permanente de forma autônoma e independente, operando como espaço aberto de discussão, debate, estudo e proposição em favor dos interesses e desenvolvimento da cidade.

FÓRUM PERMANENTE – O Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico de Viamão, uma vez instalado através da Frente Parlamentar, será coordenado por uma Comissão Organizadora com poder deliberativo no âmbito das atribuições e funções do referido Fórum, composta pelos presidentes de cada uma das entidades representativas elencadas no projeto.

A íntegra da reunião pode ser conferida na transmissão gravada do evento no seguinte link: https://fb.watch/gB4j8niKRt/