O líder de governo na Câmara, vereador Armando, destaca que o prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu ordem de serviço que determina a obrigatoriedade imediata do uso de máscara para profissionais e usuários dos serviços assistenciais, Unidades de Saúde, dispensários de medicamentos, farmácias municipais, Policlínica Central, Centros de especialidades, serviços de ambulância municipal – SAMU e Remoções, Central de Teleagendamento e Telemedicina.
Segundo o vereador Armando, que também é integrante da Comissão de Saúde da Câmara, a decisão está baseada em parecer da Vigilância Epidemiológica da SMS, que registrou a quarta semana consecutiva com aumento no número de casos de Covid, e surgimento da nova cepa Omicrôm, BQ.1, circulante na região.
Aos usuários que não estiverem de máscaras ao procurar os atendimentos, os serviços de saúde deverão oferecer máscara descartável e orientar quanto ao seu uso nas dependências dos serviços, em locais de maior movimento e com possibilidade de aglomeração de pessoas.
O prefeito Nilton Magalhães reforça à população de que há aumento dos casos e, portanto, a necessidade de completar o esquema vacinal, além da importância de continuar seguindo os protocolos sanitários de proteção, como a higienização frequente das mãos, não levar a mão à boca ao espirrar ou tossir, entre outras ações de proteção.
Também voltarão a ser organizados locais diferenciados nos atendimentos da Unidade de Saúde aos pacientes que referem ou apresentam sintomas respiratórios, com a oferta de máscaras descartáveis caso não estejam usando. Também haverá orientação quanto à necessidade do teste e tempo de espera.