Nesta semana foi aprovado o projeto de lei que incentiva o cultivo de plantas como a citronela e a crotalária, como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A matéria do vereador Maninho Fauri – PSD, foi aprovada por unanimidade e propõe a divulgação sobre os benefícios do cultivo e a manipulação das plantas nas residências, comércios, indústrias e terrenos baldios.
“É um método natural de combate ao mosquito da dengue, que foi implantado em várias cidades, como Juiz de Fora (MG), Anápolis (MS), Dourados (MS), Teresina (PI), Vitória (ES), e demonstrou eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor”, justificou o parlamentar.
A citronela é conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos, além de ser reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente ecológico de moscas, mosquitos e pernilongos transmissores da febre amarela e malária. A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50 cinquenta metros quadrados.
A crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes Aegypti, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito. Essas plantas não causam danos à saúde por serem um repelente ecológico e não existem registros de ocorrências de reações alérgicas.