O vereador Sandro Elias (Preguinho) – União Brasil propõe, por meio do projeto de lei 146/2022, o reconhecimento do “wheeling” (acrobacias com motocicleta) e demais manobras como prática esportiva no município de Viamão, autorizando o Poder Executivo a destinar espaço para a atividade.

A modalidade wheeling consiste na realização de manobras e acrobacias sobre uma roda, denominadas “grau”, “RL” (Real Lift) ou “Bob’s”, nas quais forma e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes, conforme homologação pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

Conforme o PL, a referida modalidade esportiva somente poderá ser praticada em locais apropriados e devidamente destinados para tal, observadas as regras estabelecidas pela CBM. “Nesses locais, poderão ser realizados treinos, eventos, competições e demais encontros com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras de wheeling”, diz Preguinho.

O projeto de lei aponta requisitos mínimos para o licenciamento à prática esportiva, como uma pista com asfalto de qualidade apropriada, além de local destinado ao público espectador com observância dos mesmos requisitos de segurança implementados para modalidades esportivas semelhantes.

Outra exigência é a comprovação, por organizadores do evento ou competição, da implementação de todas as normas de segurança de proteção dos pilotos recomendadas pela Confederação Brasileira de Motociclismo. Também é indispensável o uso de equipamentos obrigatórios de segurança regulados pela Lei Federal n° 9.503/1997 – Código Nacional de Trânsito.

WHEELING NO BRASIL – O vereador Preguinho explica que não se sabe ao certo quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas a prática é notoriamente conhecida desde 1990, tendo sido reconhecida mundialmente pelo californiano Doug Domokos na década de 1970. O parlamentar afirma que o wheeling está sendo regulado nacionalmente desde a década de 2010, com leis municipais em diversas cidades espalhadas pelo Brasil.

“A prática de Wheeling vem sendo tratada como vandalismo, podendo culminar na suspensão do direito de dirigir, além da apreensão da CNH e do veículo. No entanto, o wheeling se encaixa na categoria de esportes radicais com eventos e campeonatos mundialmente reconhecidos, assim necessita de regulação e local apropriado para a prática”, afirma o parlamentar.

Preguinho completa que a regulação do wheeling através do PL diminuirá a prática inadequada em via pública e trará fomento à prática do desporto no município.