Com as festas de fim de ano e as férias escolares, bancos de sangue registram a diminuição de doadores durante esta época. Abastecer os hemocentros ao longo do ano já é uma tarefa complicada, tendo em vista que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil habitantes são doadores de sangue, o que corresponde a 1,4% da população brasileira. O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS) alerta que a meta de captação mensal de sangue é de 1,6 mil bolsas por mês. Entretanto, a meta foi alcançada apenas uma vez em 2022, no mês de junho. O atual estoque dos bancos não é suficiente para suprir a demanda, principalmente em um período onde as doações são escassas.
Em Viamão, diversas campanhas foram divulgadas no intuito de reforçar a necessidade da doação ao longo do ano para que os estoques sejam abastecidos com frequência. Em 2018, a Lei n° 4715/2018 incluiu, no calendário oficial do município, o Junho Vermelho, mês dedicado à realização de ações para conscientização de doação de sangue. Além do mês dedicado à doação, o município também conta com benefícios para quem doa. A Lei n° 4752/2018 garante isenção da taxa de inscrição em concursos públicos municipais aos doadores de medula óssea, sangue e órgãos.
O Banco de Sangue do Hospital de Viamão aceita doações, com o horário de funcionamento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para doar, é necessário fazer agendamento com o hospital por telefone, pelo número (51) 3485-4718. O Hospital fica na Rua Isabel Bastos nº 138, no Centro de Viamão.
Os requisitos para a coleta são:
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial; serão aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site a lista de impedimentos temporários e definitivos, para pessoas que não estão aptas a fazer a doação. Impedimentos como período gestacional, sintomas gripais e tatuagens são considerados temporários. Usuários de drogas injetáveis, portadores de HIV, hepatite A ou B entram no quadro de impedimentos definitivos.
Para conferir a lista completa, acesse o site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue