Na sessão plenária da última terça-feira (26), o vereador William Pereira – PTB subiu à tribuna para anunciar o projeto de reativação da Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O projeto, derivado da Frente Parlamentar criada em 2011 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de mesmo nome, foi apresentado pelo ex-vereador de Viamão, Adão Pretto – PT, e descontinuado após sua saída do Poder Legislativo viamonense. A reativação tem como objetivo a prevenção de casos de violência, como o fato ocorrido no dia 24 de abril, onde uma mulher foi vítima de feminicídio pelo então companheiro.

Durante a sessão, William ressaltou que apenas a reativação da Frente Parlamentar não será suficiente para reduzir os índices de violência contra a mulher no município, exigindo um esforço em conjunto com outras entidades. “Eu sei que apenas discursos, criação de Frente Parlamentar e falas bonitas não são o bastante para acabar com a violência. Mas, se existem ferramentas, nós precisamos usá-las. Nós precisamos fazer com que estas iniciativas funcionem para que seja um canal de atendimento às mulheres, de promoção e divulgação de canais que a Prefeitura possui, como o CRM (Centro de Referência à Mulher) e a Delegacia da Mulher, para que essa Frente, junto destes órgãos, possa fazer mais pela prevenção da violência contra as mulheres”, afirma.

Junto do vereador William Pereira, outros parlamentares aderiram à Frente. Os vereadores Alex Boscaini – PT, Rodrigo Pox – PDT, Kiko – MDB, Rodrigo do Bar – Cidadania, Thiago Gutierres – PSD, Luisinho do Espigão – PSDB, além do vereador e presidente da CMV, André Gutierres – Progressistas, integram a nova bancada da Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.