O vereador Rodrigo Pox – PDT manifestou-se na sessão plenária da última quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, sobre a segurança da ERS 118 e a necessidade de sinalização imediata na rodovia. “Há um grande apelo de moradores e comerciantes que ficam na beira da faixa, em frente ao mercado Autódromo, para investimentos em relação à sinalização do local, pois os índices de atropelamento são assustadores”, diz.
O parlamentar esclarece que, em 2022 e no começo deste ano, já havia participado de reunião com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer para entrega de ofício com requisição de vistoria e fiscalização na ERS 118 a fim de possibilitar a identificação das necessidades locais no âmbito da segurança. “Na segunda-feira (21) temos uma reunião com a direção do Daer para solicitar mais uma vistoria, pois assim pode haver uma verificação sobre o que é preciso naquele quilômetro, em frente ao mercado Autódromo. Quem vai definir se há necessidade de sinaleira, tachões ou quebra-molas é o órgão responsável”, expõe.
Rodrigo Pox pondera que a implantação de passarela gera alto custo e carece de gestão financeira apropriada a esse fim, mas que a sinalização pode ser imediata, já que não traz impacto significativo aos cofres públicos. “A ERS 118 é de responsabilidade do Estado, mas estamos atentos aos pedidos dos moradores e comerciantes da localidade a fim de que avanços sejam implementados”, afirma.