Na sessão plenária da última quinta-feira (17), o vereador William Pereira – PTB voltou a manifestar-se em relação às eleições do Conselho Tutelar de 2023, enfatizando a problemática levantada pela Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, através do requerimento 88/2023, que solicitou elucidações ao Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente – Covidica, referente à definição dos locais de votação da eleição na Zona Rural. 

O vereador refere-se especialmente sobre a localidade da ERS 040, em que foi colocada apenas uma escola por região, o que dificultaria a participação dos cidadãos na eleição. O parlamentar, enquanto presidente da Comissão de Defesa da Criança e do adolescente, enfatizou que a falta de acessibilidade aos locais de votação confere um descaso com os moradores da Zona Rural, dificultando o pleno exercício de sua cidadania em uma eleição tão importante para os viamonenses. 

O vereador destacou que medidas estão sendo tomadas. “Entramos com uma ação e um mandado de segurança. Divulgaremos para o Estado do Rio Grande do Sul o que está acontecendo em Viamão. O povo do interior não está sendo reconhecido. Há comunidades que terão que percorrer 30 quilômetros para chegar à urna mais próxima, isto é injusto!” disse.