Na terça-feira (21), a sessão plenária da Câmara Municipal de Viamão – CMV foi dedicada às homenagens alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O presidente em exercício William Pereira – PTB enfatizou a relevância da data que promove reflexões sobre a luta, os avanços e a história dos negros e negras do país.
Compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, o vereador Armando Azambuja – PSDB, que conduziu a sessão, as vereadoras Denise Guedes – PSDB e Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez), e os vereadores Xandão Gomes – Republicanos e Markinhos da Estalagem (sem partido). O presidente nacional da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – COOPTMA, Baba Phil, também participou do evento e manifestou-se na tribuna, onde rememorou a história dos povos negros e a necessidade de reflexão sobre as políticas públicas ainda necessárias.
“Falar do 20 de novembro é lembrar da memória ancestral dos povos que vieram do continente africano e que foram escravizados. Esta data honra a memória dos nossos ancestrais, daqueles que morreram em combate. Quem não conhece a sua história, não consegue construir o próprio futuro”, diz Baba Phil, em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica e símbolo de resistência.
“De acordo com o censo, o município tem 51% da população preta, parda e periférica. Ainda assim, não temos todos os avanços que gostaríamos. Precisamos refletir sobre o que mais podemos fazer em Viamão para a construção de políticas públicas aos povos negros, contemplando a reparação histórica necessária. Há muito a avançar. Temos a maior bancada negra de vereadores do estado nesta Câmara”, afirma Baba Phil. O presidente nacional da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – COOPTMA enfatizou, em sua fala, temas como garantia de liberdade de culto e crença, além da necessidade de espaços mais amplos de diálogo com o poder público.
PRÊMIO ZUMBI DOS PALMARES – Durante a sessão, a bancada negra da CMV conferiu o Prêmio Zumbi dos Palmares ao presidente da OAB – Subseção Viamão, Juliano Sampaio. A honraria é destinada a personalidades afrodescendentes ou entidades que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra. “Somos o sonho daqueles que vieram antes de nós. Devemos servir de inspiração para aqueles que virão depois. Tenho orgulho de onde estou hoje e faço questão de abrir espaço para que outros homens negros e mulheres negras possam também ocupar este mesmo espaço”, falou o presidente da OAB – Subseção Viamão.
MAIOR BANCADA NEGRA DO RS – O vereador Armando Azambuja citou que Viamão tem atualmente a maior bancada negra da história de Viamão e do Estado gaúcho, da qual faz parte, sendo composta também pelas vereadoras Fátima Maria – PT e Denise Guedes – PSDB, além dos vereadores Markinhos da Estalagem (sem partido), Xandão Gomes – Republicanos e Thiago Gutierres – PSD.