O vereador André Gutierres, integrante da bancada do Progressistas, falou na sessão plenária da tarde de terça-feira (21), a respeito do potencial de desenvolvimento econômico e social que o município de Viamão possui no estado do Rio Grande do Sul.
O parlamentar destacou que o município desempenhará um papel fundamental no que concerne à reconstrução do Estado nos próximos meses, no abrandar da crise, podendo tornar-se um novo antro de crescimento no parâmetro dos municípios da região metropolitana.
“Infelizmente, passamos por esta catástrofe, que devastou nossa região metropolitana, o interior do estado e boa parte dos nossos produtores e da indústria estadual foi afetada. O município de Viamão será preponderante e estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul. O Estado e a União precisam enxergar Viamão como a grande saída para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Nosso município está no coração da região metropolitana”, disse.
André Gutierres chamou a atenção para o privilégio geográfico de Viamão, que oferece vias de mobilidade urbana, conectando-se com outros municípios e com o litoral norte.
“Ao longo dos tempos, o desenvolvimento do município se deu por meio da BR 116, através de Canoas, Novo Hamburgo, e o maior PIB estava lá. Mas agora é a hora de se reinventar como Estado. Nossa cidade é geograficamente ligada a todos os municípios ao litoral norte de forma direta pela ERS-040 e pela Freeway. Além dessa rota, Viamão ainda tem e poderá ter uma opção fluvial, não somente para o turismo, mas para o comércio”.
Por fim, o vereador postulou que Viamão deve ser enxergada pelos governos estadual e federal enquanto um município que pode colaborar ativamente na reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Viamão é o futuro do Estado. Nós já temos turismo, temos potencial para o ecoturismo, com uma natureza exuberante. Retemos todos os potenciais para o desenvolvimento territorial e, além disso, possuímos a nossa história e a nossa cultura a nosso favor. Portanto, nosso município precisa ser olhado pela gestão estadual e federal se desejam a reconstrução econômica e social do Rio Grande do Sul. É preciso que Viamão seja vista, usada positivamente e potencializada em suas qualidades”, concluiu.