Em decorrência do estado de emergência decretado pelo Poder Executivo devido às fortes chuvas que assolaram o município de Viamão no mês de maio, a Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovou o requerimento 26/2024, de autoria da vereadora Eda – PDT, que solicita a anistia das dívidas de IPTU/Taxas (taxa da coleta do lixo, taxa de iluminação pública) do município de Viamão nas 18 áreas atingidas pela enchente, pelo período de 36 meses, a fim de proporcionar alívio em suas finanças. A votação aconteceu na sessão ordinária de terça-feira (21), no plenário Tapir Rocha.
“Esta tragédia resultou em danos materiais e impactos significativos na infraestrutura e na economia local, sendo fundamental que sejam tomadas medidas urgentes e efetivas para a mitigação dos prejuízos causados pelas chuvas e para a reconstrução das áreas afetadas, garantindo a segurança e o bem-estar da população viamonense”, justifica a parlamentar.
Eda Regina afirma que este é um momento de solidariedade e cooperação para enfrentar os desafios decorrentes do desastre natural e para promover a recuperação socioeconômica das áreas afetadas.
“Muitas pessoas perderam todos os seus móveis, roupas e suas casas foram destruídas. A população não está tendo condições de comprar comida, trabalhar e, muito menos, pagar impostos. Precisamos de uma atuação conjunta entre os poderes Legislativo e Executivo Municipal para encontrar soluções viáveis e sustentáveis para a emergência que assola a cidade”, finaliza a vereadora.