O vereador Xandão Gomes – Republicanos prestou homenagem, na sessão ordinária de quinta-feira (20), ao representante da Capelania em Viamão, Bispo Capelão Osvaldo Costa. A honraria foi conferida em virtude de hoje, 21 de junho, ser comemorado o Dia do Capelão. A entrega do diploma de parabenização aconteceu no plenário Tapir Rocha, na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

Xandão Gomes destacou que os Capelães Solidários do município realizaram importante trabalho de acolhimento aos moradores de Eldorado do Sul, ilhas de Porto Alegre e Canoas atingidos pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. “Parabenizamos os Capelães voluntários que prestam um relevante serviço, socorrendo e visitando os mais necessitados”, disse.

O homenageado, Bispo Capelão Osvaldo Costa, esclareceu que a capelania de Viamão subdivide-se em ramos de atuação, com a prestação de assistência aos mais necessitados. “O Capelão é aquele indivíduo que está sempre motivando e levando o amor para que as pessoas se mantenham de pé no momento de dificuldade”, afirmou.

O Bispo Osvaldo Costa disse que nos dias de catástrofe no Rio Grande do Sul, os Capelães tiveram um papel fundamental na arrecadação, separação e distribuição de alimentos, roupas e medicamentos à população mais vulnerável. “Os Capelães também auxiliaram com o apoio moral, sendo o ombro que confortou e apoiou as pessoas que foram vítimas das enchentes no nosso amado RS. Parabéns a todos os Capelães Evangélicos do Estado e do nosso município de Viamão que atuam de forma árdua e exaustiva, cuidando das almas e abençoando vidas”, finalizou. 

CAPELANIA – A Capelania constitui na assistência e execução de atividades religiosas em locais como hospitais, escolas, orfanatos, asilos, presídios, instalações militares e outras organizações. O Capelão tem a missão de levar assistência e realizar cultos nesses locais, precisando ter certificação ou diploma para exercício profissional ou prestação de serviço voluntário da função.

O dia 21 de junho foi instituído como o Dia Nacional do Capelão Evangélico Civil e Militar, data alusiva ao dia em que faleceu o Pastor João Filson Soren, Capelão Evangélico que marcou época durante a 2ª Guerra Mundial.