Na sessão plenária da última quinta-feira, os vereadores Armando Azambuja- PSDB, e Luís de Paula (Keno)- PSDB, falaram a respeito das proposições indicativas 06/2024 e 07/2024, da autoria de ambos, que definem novas diretrizes de carreira para o corpo efetivo da segurança pública do município.
O primeiro, 06/2024, dispõe sobre a construção de casas populares ao efetivo da Guarda Municipal da Prefeitura de Viamão, cujo objetivo concentra-se em valorizar e reconhecer esta parcela de servidores, representando a integração social dos mesmos, e a colaboração no combate à insegurança na cidade.
O segundo projeto, 07/2024, estabelece um novo plano de carreira, além da criação de cargos e atualização no salário dos efetivos da Guarda Municipal da Prefeitura de Viamão. Esta proposição visa o mesmo fim da anterior, a valorização dos funcionários que prestam o serviço de segurança pública no município.
O vereador Luís de Paula (Keno), ressaltou que o município tem potencial para a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, fazendo referência ao projeto 05/2024, de sua autoria. O parlamentar reforçou que esta já é a realidade nos municípios da região metropolitana, assegurando que a iniciativa visa beneficiar não somente os servidores, mas, também, a todos os viamonenses.
“Em 2018, elaborei um projeto indicativo para a Guarda Municipal ser armada, podendo se tornar reconhecida enquanto um instrumento importante para nossa sociedade viamonense, assim como outros órgãos de segurança. Hoje, estamos propondo a implementação da Secretaria de Segurança Pública em nossa cidade. Viamão tem potencial para isso, e dos municípios da região metropolitana, somente nós ainda não temos. Acredito que será um ganho justo para os guardas, visando maior reconhecimento e investimento federal nesta força de segurança, resultando em benefícios para a população inteira”, concluiu.
O líder de governo, Armando Azambuja, reiterou seu apoio ao projeto, destacando que a finalidade da criação da Secretaria de Segurança Pública de Viamão é atrelar a Guarda Municipal às demais forças de segurança que se concentram na cidade.
“Sabemos que é algo justo, oportuno, e que os servidores deste quadro são merecedores de tais benefícios. Nosso objetivo é que a Guarda Municipal possa atuar numa força conjunta, entre a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Governo Municipal”, enfatizou.