O mês de agosto é alusivo aos ciclistas em todo o território nacional, chamando a atenção para a conscientização em relação às atitudes no trânsito e para a importância da utilização da bicicleta como transporte sustentável, benéfico ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Conforme informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, no Código de Trânsito a bicicleta é considerada um veículo de propulsão humana, de maneira que o condutor, quando estiver pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção, além de manter 1,5 metro de distância dos veículos (assim como os motoristas e motociclistas em relação às bicicletas), utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver estes locais, deve-se usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos.

Também é recomendado o uso de equipamentos de proteção como luvas e capacete. As luvas melhoram a aderência durante o uso da bicicleta e aquecem as mãos em dias mais frios. Fazer revisões periódicas, manutenção das correntes e de freios e a calibragem dos pneus é outra medida fundamental para a segurança dos ciclistas, já que acidentes podem acontecer devido às más condições da bicicleta.

Ter atenção às grades de respiro e bueiros também é uma orientação do DNIT, pois muitas vezes o espaçamento entre as barras é grande o suficiente para causar acidentes. Outro cuidado relevante é evitar a utilização de fones de ouvido, pois usar a audição melhora a atenção em relação ao que acontece à sua volta.

A fim de garantir a segurança no trânsito, o ciclista deve ver e ser visto, estando sempre atento ao que acontece ao seu redor. O DNIT destaca que para chamar a atenção é necessário sinalizar com os braços ao realizar manobras ou mudar de faixa, além de trafegar pela mão correta da via e não na contramão. Ao descer, o ciclista deve empurrar a bicicleta para atravessar a pista. No caso de pedalar à noite, devem ser utilizadas luzes refletivas no capacete e pisca-piscas na frente e atrás da bicicleta.