O Dia Nacional da Educação Infantil foi celebrado no último domingo (25) para destacar a importância desse nível de ensino para a educação básica no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº 12.602/2012, em homenagem à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

A Educação Infantil apresenta um papel fundamental no desenvolvimento humano e social, correspondendo à primeira etapa da educação básica, tendo como público-alvo as crianças de 0 a 5 anos de idade. Conforme a lei de diretrizes e bases da educação nacional, a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil é oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade, e também em pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.

O Ministério da Saúde esclarece que a primeira infância é o período que abrange os primeiros seis anos completos ou 72 meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva. Assim, estímulos adequados ao aprendizado geram benefícios, que vão desde o aumento da aptidão intelectual, favorecendo o acompanhamento escolar e diminuindo os índices de repetência e evasão, até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano.