O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado hoje, dia 28 de agosto, com o objetivo de enfatizar a importância de ações voluntárias de cidadãos que contribuem com a sociedade por meio de suas habilidades e tempo em favor de outros indivíduos.

Muitos foram os voluntários que atuaram no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. A maior tragédia climática da história do Estado gaúcho culminou em 478 municípios atingidos, 2.398.255 pessoas afetadas, 806 feridos, 27 desaparecidos e mais de 180 mortos, conforme dados divulgados no último dia 20 de agosto pela Defesa Civil estadual.

O voluntariado da emergência climática foi e ainda é atuante em abrigos que acolheram pessoas cujas moradias foram avariadas ou destruídas pelas enchentes. Doação de roupas, distribuição de alimentos, materiais de limpeza, higiene e outros itens essenciais permearam os esforços de muitos cidadãos sensibilizados e solidários ao sofrimento dos gaúchos. Outras ações voluntárias que fizeram a diferença aos desabrigados e desalojados foram o apoio psicológico, ajuda no resgate de pessoas, força física, limpeza e construção de casas, além de muitas outras iniciativas.

A lei federal 9608/1998 considera que o serviço voluntário é toda atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.