As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de mortalidade no mundo. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários com a saúde cardiovascular, a campanha Setembro Vermelho estimula que as pessoas comprometam-se a assumir hábitos saudáveis.
No último domingo (29), também foi celebrado o Dia Mundial do Coração, data que reafirma a importância das ações preventivas em favor da saúde cardiovascular. Conforme o Ministério da Saúde, a melhor prevenção é ir ao cardiologista e seguir suas orientações, abandonando o sedentarismo, o tabagismo e praticando atividade física, conforme orientação médica. Além disso, fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração.
Manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas, vegetais, folhas e legumes nas refeições, trocando a sobremesa calórica por uma fruta, também é medida relevante à saúde. Recomenda-se, também, evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados, além de restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.
O Ministério da Saúde completa que os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. O uso de drogas ilícitas também pode levar ao infarto agudo do miocárdio.