Outubro Rosa é o mês destinado à campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, com o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”, lançado pelo Ministério da Saúde em 2024.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Conforme o Ministério da Saúde, para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É um câncer relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde informa que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

O câncer do colo do útero, contudo, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. O Ministério da Saúde afirma que, no Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.