O vereador Rodrigo Pox – Podemos protocolou, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, a indicação 14/2024, que sugere a implantação de ciclofaixas em vias públicas previamente determinadas, visando a segurança e o incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e saudável. A indicação é uma sugestão remetida à apreciação do Poder Executivo e não é votada em plenário.

Conforme a proposição, as ciclofaixas devem ser devidamente sinalizadas e localizadas em pontos estratégicos da cidade, priorizando locais de maior fluxo de ciclistas e ruas com menor tráfego de veículos. Para isso, a proposta é que a  administração pública municipal, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, fique responsável pela definição das vias que receberão as ciclofaixas, bem como pela implementação das adequações necessárias nas ruas e avenidas, com base em estudos técnicos de viabilidade.

DOMINGO DO PEDAL – A indicação também sugestiona a instituição do “Domingo do Pedal” como evento oficial do município, a ser realizado no primeiro domingo de cada mês, incentivando a participação de ciclistas locais em um passeio ciclístico ao redor do Lago e em outras áreas de lazer da cidade. O “Domingo do Pedal” será aberto a todos os munícipes, sendo incentivada a participação de famílias e ciclistas amadores, com percurso adaptado para todas as idades.

“O aumento da prática do ciclismo traz benefícios tanto para a saúde dos cidadãos quanto para o meio ambiente, além de reduzir o tráfego de veículos e contribuir para um trânsito mais seguro”, justifica o vereador Rodrigo Pox.