Foto: Fernanda de Fraga

O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luisinho do Espigão – PSDB, protocolou, na Casa Legislativa, a indicação 16/2024, que sugere a inclusão do Dia Municipal do Samba, celebrado em 02 de dezembro, no calendário oficial de eventos da cidade. A indicação é uma sugestão remetida à apreciação do Poder Executivo e não é votada em plenário.

O presidente da CMV explica que a lei federal nº 14.567/2023 reconheceu as escolas de samba, seus desfiles, música, práticas e tradições como manifestação da cultura nacional, instituindo ao poder público a competência de garantir a livre atividade das escolas de samba e a realização de seus desfiles carnavalescos. Contudo, o dia 02 de dezembro já figurava há muitos anos no calendário oficial de datas culturais no Brasil como o Dia do Samba. A sua comemoração, no entanto, era restrita a algumas cidades.

“De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, em 1940. O samba é um estilo musical alegre e motivo de orgulho para o nosso país. Nada mais justo que se crie um dia municipal para festejar, cantar e dançar ao som que representa a alegria contagiante do brasileiro, enaltecendo nossas manifestações culturais”, enfatiza Luisinho do Espigão.

A fim de promover a valorização crescente da cultura popular, a indicação 16/2024 solicita a disponibilização de recurso no valor de R$ 10 mil pelo Poder Executivo Municipal para o evento. Conforme a proposição, o samba é um gênero musical que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil, sendo considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. “Foi como um símbolo da cultura negra que o samba se alastrou pelo território nacional”, destaca o presidente Luisinho do Espigão.