A fim de promover a inovação tecnológica no serviço de transporte público, de forma a aprimorar a experiência dos usuários e incentivar a utilização de meios de pagamento modernos e eficientes, a Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (26), o projeto de lei 57/2024, de autoria do vereador Rodrigo Pox – Podemos, que determina que as tarifas do transporte público municipal no município de Viamão poderão ser pagas por meio do sistema de pagamento instantâneo PIX, regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

“O objetivo deste PL é modernizar e facilitar o acesso ao transporte público municipal de Viamão. A adoção do PIX traz muitas vantagens, pois gera mais conveniência e agilidade para os usuários, que poderão realizar os pagamentos de forma rápida e segura, diretamente pelo celular. Essa proposição também promove uma redução do uso de dinheiro em espécie, contribuindo para a segurança dos passageiros e operadores, além de facilitar a gestão financeira para as empresas de transporte, com a automação e digitalização dos processos de pagamento”, explica o parlamentar.

O PL estabelece que as empresas concessionárias e permissionárias do serviço de transporte público municipal deverão adaptar seus sistemas de bilhetagem eletrônica para aceitar o pagamento via PIX, garantindo a segurança e a eficiência das transações. Nesse sentido, para a implementação do projeto, as empresas concessionárias e permissionárias devem firmar parcerias com instituições financeiras e empresas de tecnologia especializadas em meios de pagamento eletrônico, além de desenvolver ou adquirir software e hardware necessários para a operação e integração do sistema de pagamento via PIX. A proposição também define que é preciso realizar campanhas informativas e de orientação aos usuários sobre a nova forma de pagamento, seus benefícios e formas de utilização.