A Câmara Municipal de Viamão – CMV aprovou, na sessão ordinária de quinta-feira (24), o requerimento 24/2025, elaborado pela vereadora Duda Peres – PSDB, que solicita o encaminhamento de moção de repúdio à violência contra a mulher no município de Viamão, com base nos dados alarmantes registrados no ano de 2024.

Duda Peres destaca que, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, de acordo com registros de 2024, somente em Viamão foram contabilizados 681 boletins de ocorrência por ameaça, 72 casos de estupro, 330 casos de lesão corporal, um caso de feminicídio consumado e um caso de feminicídio tentado. “Esses números representam muito mais do que estatísticas, e refletem uma realidade dura, vivida diariamente por centenas de mulheres que sofrem com a violência de gênero. A criação desta moção se justifica pela urgência de demonstrarmos, enquanto representantes do povo, nosso compromisso com a proteção e o acolhimento de todas as mulheres de Viamão”, expõe.

A parlamentar ressalta, ainda, que segue nos esforços por políticas públicas efetivas de combate à violência, a fim de que nenhuma mulher sinta-se sozinha e desamparada. “Não atuamos em defesa de uma única vítima, mas sim de toda a sociedade, promovendo justiça, dignidade e segurança para todas. Este é um posicionamento firme desta Casa Legislativa para combater qualquer forma de violência contra a mulher”, afirma.