A Câmara de Viamão celebrou o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), com uma sessão especial que reuniu aproximadamente 70 pessoas no Plenário Tapir Rocha. O vereador Armando Azambuja – PT, presidiu a sessão, que contou com a participação de outros parlamentares, como: Igor Bernardes – PPS, Guto Lopes – PSOL, Adão Pretto Filho – PT, Joãozinho da Saúde – PMDB, Rodrigo Pox – PDT, e Maninho Fauri – PSD.

O evento contou também com a presença da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social de Viamão, Maria Rita Cardozo e representantes da luta do povo negro e comunidade em geral.

No encontro foram entregues 19 moções de parabenização e aplausos para pessoas que se dedicam ao movimento do povo negro na cidade. “Estamos aqui homenageando todo o povo negro e sua luta. Tenho muito orgulho do movimento das mulheres negras, dos quilombos e das demais frentes. Eu tenho orgulho dessas pessoas, porque elas me representam”, ressaltou o vereador Armando.

20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão.