A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que investiga uma suposta organização criminosa que teria atuado em desfavor da atual gestão do município, reuniu-se nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
O presidente da CPI, vereador Guto Lopes – PSOL, explica que a Comissão Parlamentar de Inquérito formada anteriormente foi suspensa pelo Poder Judiciário. “Alguns investigados foram ao Judiciário, requisitando a suspensão da CPI. Entendemos que decisão judicial não se discute, mas se cumpre. Portanto, suspendemos a CPI anteriormente formada e abrimos uma nova Comissão, conforme a determinação da Justiça. Agora o requerimento está feito exatamente como solicitado pelo Judiciário, com todas as adequações necessárias, e os trabalhos já foram iniciados pelo grupo de trabalho”, explica Guto Lopes.
O parlamentar destaca que a denúncia é bastante complexa. “O objeto de investigação é bastante extenso, mas se estabelece principalmente nas denúncias da atual gestão, que aponta a possibilidade da existência de uma organização criminosa, que teria atuado em desfavor do município, causando graves prejuízos às Secretarias da Saúde, Agricultura, Gestão e Planejamento. Hoje nós ouvimos novamente o prefeito André Pacheco, que referendou as denúncias que havia feito e trouxe novos fatos à CPI para que sejam apurados”, fala Guto Lopes.
Os membros da Comissão são:
Guto Lopes (PSOL) – presidente da CPI
Guguzinho Streit (PTB) – relator
Adão Pretto Filho (PT)
Rodrigo Pox (PDT)
Joãozinho da Saúde (MDB)
Maninho Fauri (PSD)
Francinei Bonatto (PSDB)