A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou, na última segunda-feira (20), audiência pública sobre obras inacabadas em Viamão.
O evento foi presidido pelo vereador Guto Lopes – PSOL e também fizeram parte da mesa diretora os vereadores Jessé Sangalli, Rodrigo Pox – PDT, André Gutierres – Progressistas e Evandro Rodrigues – Democratas. A audiência pública contou, também, com a participação da comunidade.
“Há mais de uma dezena de obras que foram iniciadas no município, sendo que algumas não tiveram seu início, porém foram inauguradas. Conseguimos unir todas as regiões que têm obras inacabadas para que juntos possamos exigir dos órgãos públicos, do Ministério Público e do Judiciário, um posicionamento urgente, pois a comunidade não pode mais sofrer com obras que têm mais de 10 anos, sem uma resposta”, fala o vereador Guto Lopes.
O parlamentar destacou as principais obras elencadas na audiência pública. “Há 17 creches prometidas, que nunca saíram do papel. Há Unidades Básicas de Saúde – UBS’s, que estão paradas e o dinheiro público indo fora. Há a Estrada da Branquinha, a Gildo de Freitas e o viaduto da ERS 040. Muitas obras estão sofrendo com prazos que já se esgotaram, de maneira que a comunidade não consegue usufruir dos benefícios que essas obras poderiam trazer para a população. Uma das explicações, é que há necessidade de uma nova licitação para algumas obras. Contudo, isso demanda muito tempo e o dinheiro investido foi desperdiçado”, pondera Guto Lopes.
Em relação aos encaminhamentos, o vereador aponta a formação de uma comissão. “O primeiro encaminhamento é a organização da população do entorno dessas obras em uma única comissão para que, juntos, possamos levar todos os documentos e provas para o Ministério Público, no intuito de tentar uma ação civil pública contra os órgãos competentes”, finaliza Guto Lopes.