Na tarde de hoje (13), aconteceu a solenidade em comemoração aos dois anos da Feira Orgânica de Viamão, na Praça Júlio de Castilhos, reunindo autoridades e a comunidade. Compareceram ao evento, os vereadores Adão Pretto Filho – PT, Guto Lopes – PSOL, Rodrigo Pox – PDT, Armando Azambuja – PT, Maninho Fauri – PSD, Evandro Rodrigues – Democratas, Márcio Katofa – PSB e Xandão Gomes – PRB.
A Feira Orgânica de Viamão foi lançada em junho de 2017, com o objetivo de promover o consumo de alimentos mais saudáveis e que não impactem negativamente no meio ambiente, gerando oportunidade de renda para os agricultores familiares. São comercializados produtos como arroz, hortaliças, vegetais higienizados, mel, geleias, cucas, bolachas, tubérculos e frutas.
O vereador Adão Pretto Filho é o autor da lei que possibilitou o estabelecimento da Feira Orgânica em Viamão. “É uma grande satisfação estar aqui comemorando os dois anos da Feira, que é fruto de muita luta e da organização dos produtores da região rural de Viamão. Esse foi um dos primeiros projetos que elaborei na Câmara, que não foi apenas uma ideia minha, pois era uma demanda da região rural. Realizamos diversas reuniões para fazer o texto desse projeto, aprovado e sancionado pela Prefeitura. A produção e a comercialização precisam de mais apoio e incentivo, com a ampliação deste espaço, talvez levando a Feira também para outras comunidades e regiões”, fala o vereador Adão Pretto Filho.
Uma série de atividades foi promovida hoje pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento da cidade, para comemorar os dois anos da Feira Orgânica e Feira Agroecológica Colonial.
A Feira Orgânica acontece todas as quintas-feiras, com início às 8h, na Praça Júlio de Castilhos, com oito bancas formadas por grupos organizados de produtores rurais, que comercializam produtos certificados e livres de agrotóxicos.
A Feira é uma parceria entre Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Emater, integrando a agricultura familiar. Todos os produtos à venda são certificados pela Rama, Coceargs e Ecovida.