O projeto de lei 133/2019, de autoria do vereador Rodrigo Pox – PDT, que institui o Dia da Banda Escolar em Viamão, a ser celebrado anualmente em 18 de setembro, foi aprovado na sessão de ontem (22), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

De acordo com o projeto, o objetivo é homenagear as bandas escolares locais, reconhecendo a contribuição e o trabalho dos envolvidos nesta atividade na comunidade, além de promover o desenvolvimento das técnicas musicais através de competição Cívica e Cultural.

A proposição institui, também, que o título “Villa Lobos” será dado em sessão solene pela Câmara Municipal para a banda escolar que, fundada ou situada em Viamão, seja premiada ou campeã dentro e fora dos limites municipais. Além disso, o PL estabelece o título “Maestro Carlos Gomes” que será dado à pessoa responsável ou à frente da banda escolar em destaque.

Tradição cultural – Rodrigo Pox enfatiza que as Bandas de Músicas Escolares fazem parte da tradição artística e cultural, sendo de grande importância para a comunidade tanto no aspecto de entretenimento, quanto no aspecto educacional por tratar-se de um movimento que se manifesta em diversas regiões do país e do mundo. Esta prática iniciou no Brasil nos primórdios da Colonização Portuguesa e o desenvolvimento das bandas de música teve início no âmbito Militar, se fazendo presente em quase todas as corporações militares. Posteriormente, as bandas foram surgindo como organizações civis, chamadas Sociedades Musicais, as quais se inspiravam nas bandas militares no que diz respeito ao fardamento, às marchas, aos desfiles e à hierarquia.

“As bandas inicialmente eram formadas exclusivamente por homens, só ganhando a participação feminina em sua formação a partir da década 1970, do século XX e ainda assim apenas em bandas civis. Compreender e reconhecer a função que a banda tem para a comunidade, contribuindo para a formação de nossos cidadãos é o objetivo deste projeto, promovendo o contato com a música através do instrumento musical, do tocar em grupo, do ambiente de competição e na influência para estimular muitos a seguirem com a carreira profissional na área musical”, fala Rodrigo Pox.