O projeto de lei 189/2019, de autoria do vereador Joãozinho da Saúde – MDB, que institui o Dia Municipal do Taekwondo em Viamão, a ser comemorado anualmente em 4 de setembro, foi aprovado na sessão de ontem (10), na Câmara Municipal.
A data estabelecida está em consonância com a data instituída pela Assembleia Geral da WTF (World Taekwondo Federation).
“Atualmente nosso município tem grande potencial no Taekwondo, uma vez que temos algumas academias que muito bem representam a cidade fora do Estado e até mundialmente, trazendo diversos títulos. As academias, além dos inúmeros títulos, trabalham dentro das comunidades, buscando dar oportunidades aos nossos jovens que, através do esporte, veem um caminho a seguir”, fala o vereador Joãozinho da Saúde.
TAEKWONDO – Conforme exposto no projeto de lei, o taekwondo é famoso mundialmente pela aplicação de inúmeras técnicas de chutes, o que o difere de outras artes marciais, como o karatê e alguns estilos do kung-fu. A razão é que a perna é a maior e a mais poderosa arma que um lutador marcial possui, tendo grande potencial para produzir fortes impactos e com menor chance de retaliação. O propósito principal do taekwondo é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria, usando livremente as mãos. Em sentido literal, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a “arte de usar os pés e mãos na luta através da mente”.
Como esporte, é uma das lutas mais praticadas no mundo por indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas de idade, inclusive é o esporte de luta mais praticado por mulheres. O taekwondo é uma atividade completa, pois é ao mesmo tempo arte marcial, defesa pessoal, treinamento físico e esporte olímpico. Do ponto de vista do preparo físico, o taekwondo desenvolve a força, a velocidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. Um grande exemplo de união de disciplina mental e física é o quebramento de tábuas e telhas (kyok-pa), porque requer domínio da técnica, conquistada com os treinos, e a concentração em um único foco.