Na tarde desta quinta-feira (22), no Plenário Tapir Rocha, da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o presidente Luís Armando Azambuja – PSDB, acompanhado do representante da Comissão do Meio Ambiente, Alex Boscaini – PT receberam os delegados do SINDIÁGUA/RS e funcionários da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento Básico), Rubem Oliveira e Alexandre Nunes, que entregaram relatório de contraponto à PEC 280 (Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019) que retira o plebiscito sobre a possibilidade de privatização da Corsan, do Banrisul e da Procergs.
Para reivindicar a contrariedade da PEC 280, foi criado o Fórum em Defesa da Água e do Saneamento, que é constituído por diversas entidades de âmbito estadual, com a finalidade de alertar a sociedade gaúcha para o futuro do saneamento básico.
Os delegados buscam um debate com as lideranças municipais e regionais.
“Não se trata de ser contra ou favor ao plebiscito, direita ou esquerda, mas que o governo priorize o diálogo entre as pessoas. Com esse relatório em mãos, temos o intuito de debater a importância do saneamento da água para as pessoas, mas não é isso que está sendo feito pelo governo do estado. Estamos aqui representando as 317 cidades que a Corsan tem contrato em vigor, pedimos que o prefeito, os vereadores e a comunidade avaliem e dialogue referente a esse relatório”, falou Rubem Oliveira
Na próxima sessão plenária da Câmara Municipal, terça-feira (27), os representantes do Sindiágua/RS participam de tribuna popular.