A vereadora Fátima Maria – PT, juntamente às co-vereadoras Andrielle Prates, Isabel Rodrigues e Rhosângela Silvério, entregou diploma de parabenização para a Associação Coletivo Kizomba, Cultura e Arte Negra e para a Sociedade Recreativa Cultural e Carnavalesca Academia de Samba Unidos de Vila Isabel. Ambas foram reconhecidas com o título de Ponto de Cultura na cidade, honraria conferida pelo Ministério da Cultura para entidades que desenvolvem ações socioculturais em suas comunidades. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
De acordo com a vereadora Fátima Maria, o objetivo das homenagens é reafirmar, também no âmbito municipal, a importância dos trabalhos prestados à comunidade.
UNIDOS DE VILA ISABEL – Fátima Maria entregou o diploma de parabenização para a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e enalteceu as atividades realizadas pela mesma. “É uma alegria prestar esta homenagem à Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, contemplada e reconhecida com o título de Ponto de Cultura na cidade, do Ministério da Cultura. Isso muito nos orgulha e comprova o trabalho desenvolvido coletivamente”, destacou a parlamentar.
O vice-presidente da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, Paulo Menezes, agradeceu a oportunidade de receber o reconhecimento ao trabalho cultural. “Em nome do nosso presidente Jorge Corrêa, da nossa diretoria, do nosso conselho e da comunidade, agradecemos à Câmara de Viamão por este reconhecimento ao nosso Ponto de Cultura”, falou Paulo Menezes.
COLETIVO KIZOMBA – A vereadora Fátima Maria também entregou o diploma de parabenização para o Coletivo Kizomba e recebeu no plenário Tapir Rocha o presidente Anderson Chagas, o vice-presidente Everson Chagas, assim como os integrantes Mário Terra e Ryan Chagas. “É muito importante essa organização dos grupos, principalmente para nós que somos negros. O reconhecimento de que o Coletivo Kizomba é Ponto de Cultura precisa ser destacado como ação cultural relevante”, pontuou a vereadora.
O presidente do Coletivo Kizomba, Anderson Chagas, disse estar muito satisfeito com o reconhecimento e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo. “O Coletivo Kizomba é um grupo de amigos que se uniu em 1991, para fazer samba e depois passamos por uma mudança para samba-reggae, o que nos aproximou ainda mais da cultura afro. Temos 30 anos de existência e queremos continuar realizando a nossa cultura aqui na cidade”, falou.
Anderson Chagas também enfatizou que o grupo realiza espetáculos na comunidade e muitos eventos. “Somos daqui, construímos a nossa história em Viamão e para nós é muito importante que o município também nos confira este reconhecimento. Agradecemos à Câmara por este diploma”, pontuou o presidente do Coletivo Kizomba.